É a especialidade que visa o tratamento de problemas relacionados com as gengivas e o osso que envolve os dentes, que se manifestam através da presença de inflamação das gengivas, hemorragial gengival, mobilidade dentária, halitose („mau hálito‟).
A doença periodontal inclui a gengivite e a periodontite e consiste numa infecção crónica provocada pela presença de placa bacteriana nos dentes e gengivas, que quando não tratada pode provocar a perda dentária.
1. O que é a Periodontologia?
É a especialidade que visa o tratamento de problemas relacionados com as gengivas e o osso que envolve os dentes.
2. Quais as causas das doenças periodontais?
A doença periodontal inclui a gengivite e a periodontite e consiste numa infecção crónica causada pela presença de placa bacteriana nos dentes e gengivas, que quando não tratada pode provocar a perda dentária.
3. Quais as manifestações da doença periodontal?
A doença periodontal manifesta-se através da presença de inflamação das gengivas, hemorragia gengival, recessão gengival, mobilidade dentária e halitose (presença de “mau hálito”).
4. Como pode ser feita a prevenção da doença periodontal?
A prevenção das doenças periodontais é feita através de uma higiene oral correcta por parte dos pacientes e nas consultas de controlo feitas pelo médico dentista ou higienista oral com um período de intervalo máximo de 6 meses entre consultas.
5. Em que consiste o tratamento das doenças periodontais?
O tratamento das periodontites passa pela descontaminação dos locais afectados de forma a controlar a infecção instalada.
Estes tratamentos envolvem a realização de uma destartarização e alisamentos radiculares nos locais afectados.
Nos casos mais graves está indicada a realização de uma pequena cirurgia que permite a exposição das raízes dentes e assim ter um acesso mais eficaz para efectuar a descontaminação das mesmas, permitindo a manutenção de uma situação saudável e em alguns casos recuperar o osso de suporte destruído pela doença.
6. Que outras patologias gengivais podem ocorrer?
Existem outras doenças gengivais que se podem manifestar tais como a Gengivite Ulcerativa Necrosante ou a hiperplasia gengival (que pode ter origem na toma de certos medicamentos), entre outras, que podem requerer tratamento quer através de medicação e/ou de tratamentos cirúrgicos.