Higiene Oral

É a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para assim, prevenir a cárie, a gengivite, a periodontite, e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

1. Em que consiste uma boa higiene oral?

É a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para assim, prevenir a cárie, a gengivite, a periodontite, e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

2. Quais os sintomas de falta de higiene oral?

Sangramento frequente das gengivas, especialmente ao escovar os seus dentes, é provável que seja devido a uma má higiene dentária.

Se você tiver mau hálito persistente, que não desaparece facilmente.

Se tiver depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, estes surgem devido à calcificação da placa bacteriana.

3. Em que consiste a consulta de higiene oral e que tratamentos pode incluir?

A consulta de higiene oral inicia-se geralmente com a recolha de informações sobre hábitos de higiene e informação sobre a saúde geral do paciente e uma avaliação para detecção de cáries ou outras patologias. Incluí geralmente tratamentos como a destartarização, polimento, utilização de jacto de bicarbonato para remoção de pigmentos, aplicação de flúor, explicação de técnicas de escovagem e recomendação de produtos de higiene oral para a sua situação específica.

4. Quais os resultados da melhoria dos cuidados de higiene oral?

Os seus dentes ficam mais limpos e sem resíduos, logo o seu sorriso vai ficar mais bonito.

As suas gengivas ficam mais saudáveis. Não magoam ou sangram ao escovar ou passar o fio dental.

A sua boca fica livre de episódios regulares de mau hálito (halitose).

5. Como higienizar correctamente a boca?

  1. Começa-se por primeiro usar o fio ou fita dentária ou então o escovilhão para tirar todos os restos de comida que podem ter ficado presos entre os dentes.
  2. Depois coloca-se na escova uma quantidade de pasta do tamanho de uma ervilha.
  3. Evitar molhar com água a escova e a pasta;
  4. Começar por escovar todos os dentes de cima, e começar pelos que ficam mais atrás de um dos lados;
  5. Fazer movimentos aos círculos (às rodinhas) em todas as faces do último dente e depois repetir o mesmo no dente ao lado e por aí adiante até ao último dente do outro lado da boca.
  6. De seguida fazer o mesmo com os dentes de baixo;
  7. No fim escovar a língua, só com a escova, de trás para a frente (ou usar raspador de língua).

6. Como usar o fio dentário?

Deve retirar da embalagem cerca de 40cm e enrolar no dedo médio de uma mão a maior parte dele, o restante no dedo médio da outra mão.

Com a ajuda dos polegares devem retirar-se os restos de alimentos dos dentes de cima e com a ajuda dos indicadores retirar dos dentes inferiores.

7. Como usar o escovilhão?

Cada escovilhão possui um tamanho adequeado ao espaço que se pretende higienizar. Geralmente, para se escolher correctamente o tamanho do escovilhão este deve entrar com facilidade no espaço a higienizar e sair com alguma resistência para ser possível remover a placa bacteriana entre os dentes.

 


A Clínica Veiga tem acordos com:

acordos