União Europeia reforça controlo sobre publicidade enganosa

A Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA na sigla em inglês) está a levar a cabo um estudo para comprovar se as propriedades saudáveis de alguns alimentos e produtos que a indústria publicita realmente contam com estudos científicos que as certifiquem.
Entre as alegações que superaram o trâmite europeu estão as referências à chiclete sem açúcar. Comprovou-se que podem diminuir o nível de placa bacteriana, um fator de risco em matéria de cárie dentária.Os anúncios que aconselham mastigar chiclete para prevenir a cárie poderão continuar a faze-lo, desde que demonstrem que o produto tem 100% de xylitol ou sorbitol.
Este caso é um dos poucos que foi autorizado no âmbito dentário.
Foram consideradas falsas, entre outras petições da indústria, os sumos com cálcio que indicam na sua publicidade a redução da erosão dentária em crianças.Fonte: Revista Maxillaris nº 42 de Setembro/Outubro de 2012